Questões mais frequentes

FAQ’s

O objetivo dessa lista é fornecer informações que respondam a perguntas e preocupações frequentes dos nossos utilizadores.

  • O que são competências pragmáticas da linguagem?
  • Que competências pragmáticas são esperadas dos 4 aos 8 anos?
  • Como é que as alterações na pragmática podem afetar o desenvolvimento da criança?
  • Quem são os profissionais de saúde que podem ajudar/intervir?
  • Porque é que é importante usar a EAC para despistar atempadamente dificuldades nas competências pragmáticas?
  • Podemos usar a EAC para medir efeitos da intervenção?
O que são competências pragmáticas da linguagem?

Competências como compreender e usar expressões faciais, seguir regras de conversação e ajustar os comportamentos comunicativos conforme necessário, são competências pragmáticas da linguagem que vão influenciar a participação em qualquer interação social com os pares ou com os adultos, nos diferentes contextos.

Que competências pragmáticas são esperadas dos 4 aos 8 anos?

As competências pragmáticas a desenvolver entre os 4 e os 8 anos centram-se no uso de funções comunicativas mais diversificadas e complexas, no aumento dos turnos de conversação, na capacidade de adaptação ao ouvinte e ao contexto, no uso correto de deíticos, no uso de narrativas mais longas e com mais pormenor. Numa fase mais tardia, no uso e compreensão da linguagem figurada e na atenção dada às expressões faciais e às características prosódicas do discurso (Almeida & Rocha, 2009; ASHA 2021; Cummings, 2009; Dewart & Summers, 1995).

Como é que as alterações na pragmática podem afetar o desenvolvimento da criança?

As alterações na pragmática constituem um fator de risco não só para a participação social, como também para dificuldades emocionais e comportamentais e para o sucesso escolar, uma vez que muitas crianças com alterações pragmáticas acabam por ter dificuldades nas relações sociais, correndo o risco de serem mal interpretados e até sofrerem de bullying (Cummings, 2017; C. Norbury et al., 2016). Estas alterações, geralmente, podem persistem até à idade adulta (Cummings, 2017).

Quem são os profissionais de saúde que podem ajudar/intervir?

A EAC pode ser preenchida pelos pais/cuidadores da criança e, se possível, complementado pelo educador/professor que acompanha o seu desenvolvimento. A interpretação dos resultados deve ser realizada por um profissional capaz de identificar dificuldades/ alterações nas principais etapas do desenvolvimento da pragmática, tento em conta a norma (terapeutas da fala, psicólogos e/ou pediatras).

Porque é que é importante usar a EAC para despistar atempadamente dificuldades nas competências pragmáticas?

O diagnóstico precoce em crianças com alterações na competência pragmática da linguagem é fundamental para que se possa iniciar uma intervenção terapêutica adequada (Shipley & McAfee, 2016).  A EAC é um instrumento que avalia a pragmática de forma pormenorizada e que ajuda a detetar alterações de pragmática em crianças a partir 4 anos, ou seja, numa idade anterior à entrada no 1º ciclo do ensino básico.

Podemos usar a EAC para medir efeitos da intervenção?

Sim, a EAC já foi previamente usada como medida de resultados da intervenção num estudo sobre a eficácia do Programa de Intervenção em Competências Pragmáticas (PICP) em crianças com Perturbação do Espetro do Autismo e em crianças com Perturbação do Desenvolvimento da Linguagem (Pereira, Ramalho, Valente, Sá Couto & Lousada, 2022).


EAC

Escala de Avaliação de Competências de Comunicativas


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Escala de Avaliação de Competências Comunicativas.
A Escala de Avaliação de Competências Comunicativas (EAC) pretende identificar de forma atempada alterações ao nível do uso da linguagem (pragmática) em crianças dos quatro aos oito anos de idade.

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